Sal em excesso: entenda quais são os riscos para a sua saúde

06/11/2020 0

Sabe aquele ditado que diz que “tudo em excesso faz mal”? O sal entra nessa lista. Apesar do ingrediente ser fundamental para a manutenção do organismo, o consumo em excesso é prejudicial à saúde, podendo causar, por exemplo, aumento da pressão arterial, ganho de peso, retenção de líquidos e ressecamento da pele.

            Confira abaixo o porquê de o sal em excesso oferecer risco para saúde, quais são esses malefícios e também dicas para conseguir diminuir a quantidade de sal consumida no dia a dia!

Mas, afinal, por que o sal em excesso faz mal?

         O sal, como falamos anteriormente, é um ingrediente essencial para a manutenção do nosso organismo, já que funciona como um agente controlador das substâncias que entram e saem das células, e também ajuda na regulação do ritmo cardíaco, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular.

Apesar disso, quando há excesso de sal no sangue, ele pode se transformar em um grande vilão, alterando os líquidos do organismo e fazendo com que o corpo retenha mais água, o que sobrecarrega rins e coração, podendo causar diversas complicações, como insuficiência cardíaca, hipertensão e acidentes vasculares.  

Os malefícios do excesso de sal

            Quando consumido de forma exagerada, o sal pode trazer diversos malefícios para a saúde. Um dos principais é a aumento da pressão arterial e dos riscos de AVC, surgimento de pedras nos rins, aumento da retenção de líquidos, que leva ao ganho de peso, insuficiência cardíaca, acidentes cardiovasculares, entre outros.

            Destaque, ainda, para a saúde da pele, que também é afetada pelo consumo excessivo de sal, e fica com aparência mais inchada, envelhecida, desidratada e cansada. Para mantê-la hidratada, lembre-se que além de consumir menos sal, é importante beber em torno de dois litros de água todos os dias.

Qual o consumo ideal de sal por dia?

            O recomendado, segundo nutricionistas, é a ingestão de no máximo duas gramas de sal diariamente, mas de acordo com pesquisa realizada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome em torno de 12 gramas de sal diariamente, o que é algo realmente alarmante e preocupante.

            É importante destacar, também, que quando falamos em quantidade de consumo de sal diário, estamos nos referindo também ao sal que já vem em diversos produtos, principalmente os ultraprocessados, e não somente o sal que é vendido em saquinhos. Sopas de pacotinho, refrigerantes dietéticos, macarrão instantâneo e os temperos prontos são alguns exemplos de produtos que vem com uma quantidade grande de sal e que, muitas vezes, nós não sabemos.

Dicas para diminuir o consumo de sal

Agora que você já sabe o quanto o excesso de sal pode prejudicar a sua saúde em geral, causando doenças e também uma aparência mais envelhecida para a pele do rosto e do corpo, chegou a hora de tentar diminuir o consumo diário de sal, não é mesmo? Abaixo, segue 5 dicas para começar a tentar equilibrar melhor a quantidade de sal que você consome todos os dias!

Escolha outras opções de tempero para a comida

            Muitas vezes as pessoas acabam colocando sal em excesso na comida para realçar o sabor. Uma boa dica, neste caso, é usar outros temperos, pois existem diversas opções deliciosas no mercado, como orégano e salsinha.

Evite deixar o saleiro na mesa

            Quando o saleiro é deixado na mesa, a chance de colocar mais sal na comida aumenta. Por isso, opte por deixa-lo em algum lugar que não seja a mesa.

Dê preferência a queijos menos amarelos

            Os queijos mais amarelados são os que mais possuem sal, por isso, opte, sempre que possível, pelo queijo branco, pela ricota sem sal, entre outros.

Opte por uma alimentação mais natural

            Alimentos muito industrializados e processados possuem mais sal. Sendo assim, opte sempre por ter uma alimentação balanceada e mais natural, rica em vegetais, frutas e carnes magras, evitando salgadinhos, macarrão instantâneo e outros.

Prefira o sal marinho e do himalaia

            O sal marinho e do himalaia são opções de sal que não passam pelo processo de refinamento e conseguem manter mais nutrientes em sua composição.

Para saber mais ou adquirir nossos tratamentos online sem sair da sua casa, converse com nosso atendimento via Whatsapp clicando  aqui ou entrando em contato no (16) 99176-2806.

No Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado

Obrigado, seu comentário está sendo analisado.

Após a aprovação, você poderá visualiza-lo nessa página.